segunda-feira, 18 de abril de 2011

Realidade reprogramável

O que significam os novos materiais para o futuro da tecnologia?

Olhe ao seu redor e responda. Um telefone preto é um telefone preto, um abajur é um abajur, uma cadeira é uma cadeira sempre? Sim - dirá você... provavelmente com uma insinuação não muito elogiosa à minha pergunta.

E se eu dissesse pra vc que as coisas são assim pq são assim? OK... mais sutis espinafradas...

E se eu dissesse que as coisas são assim pq não se inventou nada melhor do que isso?... ainda.

Tudo na vida é passageiro. Não é esse o ditado?

E há muita coisa sendo desenvolvida por aí que realmente quer fazer o dito valer na realidade. Querem reprogramar o mundo. Transformar radicalmente as coisas como elas são.

Por exemplo. Há um grupo de cientistas trabalhando no conceito de Claytronics para que tudo em nossa volta seja matéria programável e mutável. Assim, um telefone pode ser também um laptop. Veja o video abaixo



Incrível.

Mas, não quero me deter no conceito de Claytronics. É fácil achar referências sobre isso na Web se vc ficou curioso demais com isso.

O que eu quero alertar é para a mudança radical que pode ocorrer se houver inovação nos materiais, conceitos e processos. Se as coisas começarem a ser produzidas com nanorobôs em vez de plástico e aço inerte, o mundo a sua volta muda completamente. E essa não é a única coisa que pode deixar vc de boca aberta.

O próprio Claytronics, que parece uma viagem na maionese, conta com vários protótipos criados pelos pesquisadores da Carnegie Mellon University. Há também tintas que mudam de cor de acordo com os spins (algo que pode ser programável e não apenas como os brinquedos que precisam molhar para trocar a cor). Há o vidro mais forte do que o aço. Há o grafeno para novos chips de computador e mesmo uma chance de ser fazer um computador quântico, no qual os bits zero e um são zero e um ao mesmo tempo.

Há realmente muita coisa sendo criada. Procure por "new materials" por aí. Se esses novos materiais conseguirem produção suficientemente barata e em grande volume, podemos esperar mudanças radicais de uma hora pra outra. Algo parecido com as indústrias de papel e celulose terem de conviver com a Microsoft, Facebook, Apple e Google como concorrentes.... e vc começar a achar legal ler um jornal numa telinha que cabe na mochila.

Só que no caso dessa mudança que citei, houve uma digitalização do que era conhecido. Os novos materiais vão promover a qualquercoizalização do que conhecemos. Não dá pra definir um termo pq nem sabemos o que irá ocorrer. Poderia ser a claytronização, por exemplo.

Negócios surgem onde jamais se imaginava. Que tal uma granja de termoplásticos? Que tal uma limpadora de água contaminada com radiação que funciona com resíduos da fábrica de sopa de ostra? Ou uma construtora de estradas e geradora de energia?

Ainda não dá pra saber o que pode dar certo de tudo isso. Mas, é bom vc se acostumar a olhar o telefone preto da sua mesa todo dia e se perguntar: isso ainda é um telefone?

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster