segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carros x banda larga

Não sei se vcs perceberam mas há uma série de carros sendo desenvolvidos que dispensam o motorista. Os chamados driveless car pilotam sozinhos. Vc não precisa acelerar, desviar de buracos, das madames na pista da esquerda, de cachorros (cachorros-loucos inclusive.... se é q me entendem), estacionar é uma manha etc.

Acho engenhoso tudo isso. Há um medo de dirigir entre os mais jovens que, por empirismo, tenho notado que vem crescendo. Creio que é algo relacionado com o clima de guerra que virou o trânsito e tb pq há muita gente que consegue se virar com transporte público ou alternativo.

Não é meu caso. Moro fora de São Paulo e qq coisa que eu faça que necessite de deslocamento envolve algumas dezenas de quilômetros. Não é legal vc chegar numa reunião de bicicleta e suado após pedalar 40 Km...

Google, Audi, VW, Mercedes são algumas das empresas que possuem projetos de carros-sem-motorista. Aparentemente é uma boa. Mas, não é. Antes de se deslumbrar com o tema, pense: "pra que mesmo se deslocar tanto"?

Essa é a questão que pode fazer esse desenvolvimento tecnológico estacionar.

Vou dar meus exemplos de vida. Em geral, eu me desloco para reuniões, entregas de documentos e notas fiscais (vida de free lancer, saca?), e cobertura de alguns eventos. Essa é minha vida profissional. Tirando o último, tudo daria pra ser feito em home-office. Bastaria uma conexão de banda larga boa e barata. Não temos. (expliquei tb a falta de banda larga para outro problema das cidades no último post)

De resto é vida pessoal. Escola, levo alguém pro metrô ou ponto de ônibus mais fácil e talz. Isso já é meio complicado de resolver com banda larga. Meio. Pq na verdade, muitas das funções desempenhadas em outro local são basicamente telefone, computador e Internet.

Na real, só sobra a escola na minha vida que depende de deslocamento. Algo q um ensino a distância resoveria.

Então, a pergunta que fica é pq o driveless car e não mais conexão? Eu preciso criar o adesivo "Meu outro carro é uma banda larga"...

A resposta é interesse comercial. A indústria automotiva é, talvez, a mais significativa da economia. É uma das únicas que a qualquer soluço da economia pode bater na porta do governo e dizer "olha, vamos perder tantos mil empregos e vc deixará de arrecadar tantos milhões em impostos". As contas demoram minutos para serem feitas e são reais. O setor conhece a cadeia produtiva de cabo a rabo e conta as vagas e as obrigações com o fisco desde o fabricante de parafuso até o vendedor da concessionária. Quase todos os outros setores são meio lerdos em fazer isso.

Pra mim, é por isso q a indústria automobilística ainda irá definir vários avanços tecnológicos.

E o carro-sem-motorista pode ser um desses. Ele serve pra esse ramo da economia e tb para o da indústria de petróleo.

Se fosse pegar meus gabaritos de pensamento eu descartaria na hora o driveless car. Mas, é impossível. É algo que cabe no mundo de hoje.

E eu ainda acho q eles serão um serviço essencial para as empresas de telecomunicações. Pq elas vão fazer o possível para adiar que vc tenha uma banda larga suficiente para que vc não saia de casa.

Um erro.... pq as teles poderiam lucrar com vários serviços digitais. Poderiam diminuir o trânsito nas cidades. Evitar poluição etc.

Mas, é mais provável que daqui a cinco anos vc compre um VW inteligente com patrocínio da Telefônica do que realize sua reunião por telepresença sem gastar gasolina e sem poluir o planeta.

A indústria da "economia digital" pode reverter isso. Só terá q ser tão profissional quanto a automobilística. Por enquanto, e talvez pelo histórico mais longo, isso é utopia. Espero, sinceramente, estar errado.

...é, o trânsito de segunda-feira faz isso com a gente.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster